Rascunho 15

 

Tragédia

 

“Hei de falar punhais, mas sem usar nenhum!” Foi com este verso de Hamlet que Helena acordou na manhã seguinte após o assédio. Foi então que ela lembrou que tinha ali, bem à mão, o livro A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de L. S. Vigotski. Ela abriu na página marcada com uma gravura representando um provável William Shakespeare e leu:

“Em toda a tragédia por trás do frenético turbilhão de paixões humanas, de impotência, amor e ódio, dos quadros de ardentes aspirações e fracassos, percebemos o eco distante de uma sinfonia mística que nos fala do antigo, do íntimo e do entranhável. Fomos arrancados do círculo como outrora o foi a Terra. A dor está nessa eterna separação, no próprio ‘eu’, no fato de que eu não sou tu, de quem nem tudo está a meu redor, em que tudo – o homem, as pedras, os planetas – está só no imenso silêncio da noite eterna. E por mais que qualifiquemos, de forma direta e imediata, como destino ou caráter do herói a causa do estado trágico, chegaremos de qualquer modo às fontes desse estado:ao isolamento infinito e eterno do ‘eu’, à constatação de que cada um de nós está infinitamente só”.

 

Anúncios

Sobre feriasnoinferno

Meu nome é Carlos de Souza, mas todo mundo só me conhece por Carlão. Sou jornalista e andei escrevendo uns livros bestas. Vou continuar fazendo essa merda.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Rascunho 15

  1. Jarbas Martins disse:

    Tudo fluindo, como é do meu gosto, em teu cyberfolhetim.A fala de Hamlet iniciando o texto, a foto de Shaskespeare, a montagem da narrativa, tua arte citacional onde comparece o fantasma de Vigotski.A narrativa ficcional não é o meu forte, mas considero esta a melhor coisa, que se fez no gênero ultimamente, nesta terra de poetas e raros prosadores.Abraços, Carlão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s